terça-feira, 26 de abril de 2011

Bélgica: Bruges


Por sempre falarem muito bem de Bruges, resolvi ir. Sabia que era um patrimônio mundial reconhecido pela UNESCO, mas até aí, outros lugares não tão interessantes também são. Na primeira volta no quarteirão que fiz ao chegar em Bruges veio a surpresa: uma das cidades mais bonitas que conheci. Em apenas alguns passos, já tinha certeza disso.


Senti que Bruges é como uma vila onde tudo acontece ao redor das praças centrais: Markt e Bruck. A vontade é de andar até cansar. Um lugar para se perder. Afinal, é uma rua mais bonita que a outra e a sensação é de que não viu tudo que a cidade tem para mostrar.
Centenas de casinhas construídas com tijolos aparentes e que parecem ter sido erguidas pela mesma pessoa, compõem o cenário perfeito. Canais cortam a cidade, barquinhos os aproveitam para fazer agradáveis passeios, charretes vão e vêm nos remetendo à outros séculos e o soar dos sinos das igrejas acabam, literalmente, sendo a trilha sonora do lugar. É o cenário da vida real onde bicicletas substituem os carros, pessoas lotam praças, vielas, becos, cafés e restaurantes. Máquinas fotográficas "cansam" de tanto que fotografam. Vitrines cuidadosamente decoradas abrem ainda mais o apetite daqueles que passam por elas e "babam" em chocalates, cupcakes e em centenas de rótulos de cervejas. Aumentando assim, a vontade de degustá-los.
Quando a noite chega, as ruas vão esvaziando enquanto os diversos cafés, pubs e restaurantes vão enchendo. São muitas opções e em todos, a comida parece ser de primeira. Você perceberá isso ao ficar com água na boca enquanto admira os pratos recém chegados dos que fazem suas refeições nas mesinhas da calçada.Sabe-se que Bruges é o lugar mais procurado por turistas que visitam a Bélgica. Não é pra menos! Sem dúvidas é a melhor cidade deste país pois consegue reunir em poucos quarteirões, anos de cultura, tradição, costume e um dos mais belos cenários do planeta. Não deixe de conhecer Bruges para sentir e perceber tudo que tentei passar através deste pequeno texto. Já que a cidade, sem dúvidas, é ainda mais do que isso. Aliás, saiba que apenas uma noite por lá é pouco. Falta vontade para ir embora... Boa Viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário