quarta-feira, 11 de abril de 2012

Estados Unidos: New Orleans


New Orleans é daquelas cidades que poucos querem conhecer... Talvez porque, alguns achem que o furação Katrina levou tudo que havia por ali. Quem pensa dessa forma, está enganado! Por lá, mal se fala em Katrina, mal se percebe que o furação existiu. Assim que cheguei, pensei: "Está tudo intacto?!" E é bem isso.. as milhares de casinhas estão lá, como se nada houvesse acontecido, prontas para receber você, turista!


Liberdade! Essa é a sensação que se tem quando se visita New Orleans. Em um país cheio de regras e de "nãos", nessa cidade, os americanos se sentem livres, já que lá, não tem hora para começar, muito menos para acabar! Beber na rua? Pode e deve! Dessa forma, descontraída, todos curtem a Bourbon Street, a mais famosa e movimentada rua da cidade: onde tudo acontece!
A Bourbon percorre 14 pequenos quarteirões e de ponta a ponta é lotada de bares, restaurantes e strip clubs. Quanto aos bares, um mais atrativo que o outro, tanto pela trilha sonora, como pelo ambiente. Quanto aos restaurantes, interessantes e com pratos diferentes dos que os americanos costumam comer. Já os strips, são mais para dar risada do que qualquer outra coisa... Andar pela Bourbon é diversão garantida!

Vale lembrar que a Bourbon corta o French Quarter, o centro histórico de New Orleans, região mais turística da cidade, que parece um cenário de cinema! Por ali, ao anoitecer, as lâmpadas são substituídas por lampiões à gás, casinhas de diversas cores completam as quadras e antigas charretes circulam com frequência. Um bairro francês que carrega uma arquitetura colonial e muito tradicional. A dica é andar até cansar!
New Orleans é uma cidade de poucos pontos turísticos. O que interessa é se divertir e a rua é sua maior e melhor atração. Por lá, você encontra a Jackson Square, uma pequena praça que abriga a Saint Louis Cathedral, uma das mais antigas do país. Dali é que saem os passeios de charrete e é onde muitos artistas de rua dão um show a parte tocando o estilo musical mais famoso e tocado da cidade: o Jazz.
Falando em Jazz, existe um bairro de locais, logo ao lado do French Quarter, onde ouve-se o Jazz tradicional, ou seja, o clássico e eterno. Para ouvir, é só caminhar até a Frenchmen Street, que fica no bairro de Faubourg Marigny. Arrisque um bar e afine os ouvidos! Para os que querem curtir o Jazz em um lugar mais turístico, a dica imperdível é visitar o Preservation Hall, que fica no número 726 da St Peter Street / French Quarter. Visite o website, cheque o horário do show do dia e chegue mais cedo, a fila na porta é grande e o show promete!

Outro lugar indispensável é o French Market, local de artesanato, souvenirs, comidas típicas e objetos curiosos. Logo em frente, está a linha dos bondinhos, um passeio que deve fazer mais do que parte do seu roteiro assim como provar os deliciosos donuts do Cafe du Monde e também é claro, alucinar tomando o Hurricane, o mais famoso drink de New Orleans. Um bom lugar para prová-lo é no Pat O´Briens, bar movimento e bem frequentado do French Quarter.
Para os que tiverem mais tempo, vale visitar o Garden Distric, os famosos cemitérios, a Spanish Plaza e o cassino Harrah´s, pontos que ficam na parte nova e moderna da cidade. Quanto ao perído de visita, a dica é programar-se e ir durante o Mardi Gras (Carnaval típico da cidade) ou então, aproveitar o Spring Break, que acontece anualmente no mês de março.

Para mais fotos de New Orleans acesse: http://www.flickr.com/edu_virtuoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário