quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Colômbia: San Andrés

San Andrés pode decepcionar em terra firme e impressionar enquanto navega sobre o mar. A ilha em si é pobre, pouco desenvolvida e seu centro é feio. Seu mar tem sete cores, é cristalino, calmo e cheio de peixes.

Visitar esta ilha, portanto, é uma faca de dois gumes: ao mesmo tempo que é um lugar com pouca estrutura turística, as praias e o mar deste lugar te conquistam. Ali, quase todos os hotéis são all inclusive e pouco luxuosos. Além disso, existem poucas opções do que fazer durante a noite. Portanto, quem visita San Andrés deve gostar do dia: mergulho, snorkel, jet ski, passeio de barco e horas na praia.
Como pontos turísticos, no Bairro La Loma, está a Igresia Bautista. Primeira igreja construída no local e de onde, atualmente, é possível ter uma vista interessante do mar que rodeia a ilha. Para isso, é preciso subir uma escada extremamente inclinada e estreita. Sinceramente, só vale a pena para os mais curiosos.

O Hoyo Soplador é um ponto turístico mais interessante. Se trata de um buraco de onde saem jatos de água devido as fortes ondas que batem nas pedras e com o vácuo, sobem com força por esse “olho”. Só vendo para entender.

Já a Piscinita, é uma das paradas onde o turista pode alimentar os peixes. Logo na entrada, te cobram um preço e te entregam fatias de pão. Como o mar é cristalino, você consegue ver a disputa entre eles por comida. Outro lugar parecido com este, é West View. Em ambos, você também tem a possibilidade de fazer snorkel e mergulho. Johnny Cay é uma das ilhotas que ficam ao redor de San Andrés. Em apenas 10 minutos de barco, você chega a um lugar paradisíaco. Mar transparente, areia branca, serviço de praia e muito sol. É em Johnny Cay que você terá certeza de que está no meio do mar caribenho.

Ali perto, está a outra ilhota chamada El Acuario. O nome justifica o fato de que usando apenas snorkel, você tem a liberdade de nadar perto de dezenas de peixes. Uma experiência incrível já que o mar ao redor da ilha é raso e cristalino.
Para conhecer Johnny Cay e El Acuario, a dica é alugar uma lancha privada, ainda mais se tiver em um grupo grande de pessoas. Assim, você faz seu horário e não fica no aperto. A Over Receptour, que tem agências dentro dos hotéis Decameron, faz esse serviço por um preço aceitável.

Por falar em hospedagem, recomendo que fique no Hotel Decameron Los Delfines (http://www.decameron.com/esp/san_andres/delfines/overview.html). A rede Decameron tem diversos hotéis na ilha mas, o Los Delfines é o mais sofisticado, mais preservado, melhor freqüentado, bem localizado e nem por isso, muito mais caro.

Quem visita San Andrés costuma aproveitar e ir a Providencia, ilha “vizinha” que fica a vinte minutos de vôo dali. Como não fui, não pude testemunhar como é, mas pelo que li, é tão interessante quantos as ilhas mais próximas de San Andrés, que você pode chegar rapidamente de barco. Ah... para os consumistas, no feio centro de San Andrés está o maior free shop a céu aberto. Isso porque, não existem impostos e o preço de eletrônicos, perfumes e bebidas é tentador.
Ps: Vá em janeiro, mês com muito sol e pouca chuva. San Andrés com chuva deve ser uma catástrofe. Volto em um novo post dando dicas dos poucos e bons restaurantes que existem ali.

3 comentários:

  1. Opa Eduardo! Que maravilha de relato!

    Estou indo pra essas bandas na semana que vem e tenho pesquisado bastante..

    Saberia me dizer se dá pra ir até San Andres de barco, partindo de Cartagena?

    Espero o próximo post!

    Bjs,
    Ines.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ines,
    que bom que gostou!!
    eu não sei te informar se existe essa possibilidade mas acredito que mesmo que exista, ela não é viável já que a distância é longa... se de avião demorei 1 hora de cartagena para san andres, imagina de barco? além disso, o custo benefício não deve valer a pena.. uma passagem de avião talvez saia até mais em conta!
    entre sempre...
    Eduardo

    ResponderExcluir
  3. oi Eduardo!
    Muito bacana o seu blog. Está me ajudando a definir o destino das minhas férias.
    Não para de escrever. Seus relatos e fotos são muito bons!
    Abraços,
    Mariana

    ResponderExcluir