terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Uruguai: Punta del Este

Em um vôo de 2 horas e meia operado pela TAM, você chega até Montevidéu, capital Uruguaia que fica a uma hora e meia de carro até Punta del Este: a cidade da vez.
Você que assim como eu, não espera nada desta praia do país vizinho, irá voltar impressionado. Muito melhor que Ibiza. No verão, sol das 6 da manhã até às 9 e meia da noite acompanhado de uma brisa refrescante que vem do Oceano Atlãntico. Praias lotadas porém limpas e MUITO bem frequentadas. No final da tarde, bicicleteiros, caminhantes e corredores, curtem o pôr do sol. A noite, baladas excelentes, com preço aceitável e que duram até o amanhecer. O famoso meio de campo: onde argentinos, uruguaios e brasileiros dividem o mesmo território com um só objetivo, se divertir.

Ao visitar Punta, o turista não deve estar só de passagem. De uma semana a dez dias é o tempo mínimo para aproveitar todas as opções que a região oferece. Alugar um carro é quase que obrigatório, se não for assim, vai sofrer pedindo caronas já que o transporte público é quase zero. Esqueça as compras, Punta é lugar de relaxar e badalar.
Basicamente, Punta Del Este se divide entre a praia Mansa e a praia Brava. A praia Mansa é onde você encontra o tradicional Hotel e Casino Conrad, o luxuoso Yacht Club Punta del Este, o badalado Hotel Serena e prédios de alto padrão.

Já a praia Brava é onde você encontrará o cartão postal da cidade: La Mano. Obra do escultor chileno Mario Irarrazabal que nada mais é, que uma mão gigante saindo da areia. Mais para frente, mansões com arquitetura campestre com uma grama verde e extremamente bem cuidada. Intercalados com essas casas, prédios modernos com salas e varandas envidraçadas compõem a extensa avenida da praia Brava, que é divida por paradas, números que indicam em qual quarteirão você está. Ah, esqueça portões, cercas e guaritas. O lugar é muito seguro e por isso, não existem divisórias entre um terreno e outro.
É também na praia Brava que você irá encontrar diversos Paradores: bebida, comida, música, cadeiras de praia, guarda-sóis e muita gente bonita e descolada. É só escolher o que mais te agradar e depois, passar suas horas na praia com um esquema perfeito. Porém, a famosa "farofada", em Punta, também é bem-vinda. Muitos chegam a praia com coolers recheados de gelo e cerveja. Trazendo suas próprias cadeiras, toalhas, caixas de som, lanches, enfim... o jeito que se sentir melhor, é o jeito certo de curtir este lugar!

Mas, ir à Punta não é só isso. É também conhecer as praias que ficam coladas a ela: La Barra, Punta Ballena e José Ignácio. Lugares que sem dúvidas, comentarei em novos posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário