sábado, 31 de julho de 2010

Sicília: Vulcão Etna

Para quem visita a Sicília, a dica é conhecer o ainda ativo Vulcão Etna. Ele é o mais alto da Europa e um dos mais altos do mundo, atingindo aproximadamente, 3440 metros de altura. Visitar o Etna é uma experiência! Para isso, quando estiver na Itália, pegue um vôo até Catania, uma das principais cidades da Sicília, que embora grande, não é turística nem atrativa. Hospede-se em Taormina, a agradável cidade vizinha de Catania que futuramente será comentada neste blog.
De lá, alugue um carro com GPS e localize a pequena província de Nicolosi, seguindo sempre, as placas que indicam "Etna Sud". No caminho, observe as lavras secas do vulcão, que marcam todo o trajeto e criam uma expectativa incrível. Você chegará ao "pé" do Etna, mais precisamente no lado sul dele, de onde sai a Funivia, o teleférico que te leva ao topo.

Atenção, na hora da compra dos bilhetes, não compre apenas o trajeto da Funivia! Compre o pacote de bilhetes completo, que embora seja caro (50 euros por pessoa), te dá direito a pegar o teleférico, um ônibus para um local ainda mais alto e próximo da boca do vulção e depois, fazer um passeio com um guia que explica melhor o que é o Etna e como ele funciona. Vale a pena já que pegar apenas a Funivia não te acrescentará nada, somente verá uma vista panorâmica das cidades. Já o passeio completo, compensa pelo fato de você realmente ver o vulção de perto e ainda andar em cima das lavras secas do Etna.
No verão, embora faça muito calor na Itália, o vento é intenso no topo do vulção. Por isso, casacos podem ser alugados por apenas 2 euros assim que você descer do teleférico. É bom ir de tênis pois andará em cima de pedras e deverá estar confortável. Já no inverno, o Etna vira um estação de esqui, considerada uma das melhores da Sicília. O cenário muda completamente já que ao invés de pedras e lavras secas, você encontrará muita neve.

Conhecer o Vulção Etna, além de ser um aprendizado, é experiência única! Isso por que ele é um dos poucos que podem ser visitados, o acesso não é complicado e ele ainda é ativo! Quando for a Sicília, aventure-se no Etna!

Nenhum comentário:

Postar um comentário