sexta-feira, 26 de março de 2010

Inglaterra: Londres

Explorar a Inglaterra requer tempo, pontualidade e vontade. Suas cidades são limpas, organizadas, bonitas e históricas. Nelas, você encontra todos os tipos de pessoa. Para quem sai de São Paulo, o tempo de vôo até Londres, é longo, mas vale à pena. São 11 horas para se chegar na capital do mundo, onde se encontra tudo e todos. Bem-vindos ao ‘british way of life’.

- O verão londrino vai de junho a setembro e tem temperatura média de 20ºC. Já o inverno, vai de dezembro a março e a média é de 6º. Mas a sensação térmica é de uma temperatura muito menor.
- O código telefônico de Londres é 20.


Para conhecer Londres, assim como qualquer outra cidade, você deve se programar. As atrações são muitas e algumas delas, distantes umas das outras. Comece pelo começo: o Big Ben, cartão postal número um da cidade. É observando este grande relógio, que vai cair a sua ficha de que você está na capital inglesa: aproveite!
Da ponte de Westminster, onde fica o Big Ben, você também observa o London Eye, o mais recente ponto turístico da cidade. Uma roda literalmente gigante, de onde turistas tem uma vista da cidade a 135 metros de altura.

NÃO ESQUEÇA! O transporte público londrino é um dos mais eficientes: é muito fácil usá-lo, é muito caro, mas é a melhor opção. Escolha entre os famosos ônibus vermelhos, o underground ou os clássicos ‘black cabs”, os taxis pretos. Não arrisque alugar um carro. O volante inglês ficam do lado direito, não do esquerdo como no Brasil.

Depois de escolher seu meio de transporte, vá até a sua próxima parada. A Tower Bridge é uma ponte construída sobre o Tâmisa, rio que corta a cidade. Ela foi inaugurada em 1894 e é mais um clássico londrino. Ali do lado, esta a Tower of London um castelo que já serviu de prisão e local de decapitações de nobres, reis e rainhas. Hoje, guarda as jóias da coroa britânica, que podem ser vistas pelos turistas. Depois, aproveite o clima histórico e vá até o Palácio de Buckingham, onde mora a Rainha Elizabeth II.

NÃO PERCA! Na frente do Buckingham, acontece diariamente, às onze e meia da manhã, a troca da guarda. Uma tradição inglesa que te leva praticamente ao passado, em que os clássicos guardas reais, fazem uma cerimônia para trocar a equipe que protege a rainha.

Saindo do palácio, aproveite para caminhar no Green Park, um dos tão bem cuidados parques reais. Caminhando pela Avenida Piccadily, rapidamente você chega ao Piccadilly Circus. Um dos lugares mais movimentados da cidade onde as maiores marcas do mundo anunciam nos grandes letreiros. Ali perto, esta a Leicester Square, uma agitada praça londrina, que esta rodeada por cinemas, bares e restaurantes.

Um pouco mais a frente, esta a Trafalgar Square, uma grande praça onde adultos e crianças se distraem durante o dia, andando de patins ou simplesmente, observando o movimento da cidade. Nesta praça, também está um dos mais importantes museus da Europa e um dos mais conhecidos do mundo, a National Gallery, que conta com um acervo de obras raras e emblemáticas.


NÃO DEIXE DE IR! Londres tem diversos museus e galerias. Seriam necessários muitos dias para conhecer todos. Escolha entre o British Museum, Imperial War Museum, Museum of London, Tate Britain, Tate Modern ou o museu de cera mais conhecido do mundo: o Madame Tussauds.

Se você gosta de teatro, esta no lugar certo. Em Londres sempre tem diversas e famosas peças em cartaz. Escolha a que mais te agrada e compre seu ingresso com antecedência, pois eles são muito disputados.

Para fazer compras, Londres é uma cidade cara, mas são tantas as opções, que certamente você irá acabar comprando algo. O Covent Garden é um dos lugares mais agradáveis para passear e comprar. Ali, além de lojas, o turista encontra bares, restaurantes e aos domingos, há shows de rua, mímicas e perfomances circenses.


NÃO PERCA! Camdem Town é outro bom lugar para se ir aos domingos. A enorme feira é a mais alternativa da cidade, onde você poderá ver e comer de tudo. É impressionante a mistura de etnias e estilos. Escolha Notting Hill para ir aos sábados. O famoso bairro ficou ainda mais conhecido depois do filme que leva seu nome. Na feirinha que acontece durante o dia, você encontra antiguidades e artesanato. Repare nas tradicionais casinhas brancas.

As melhores lojas do mundo estão na Oxford Street e em suas redondezas. Mas, se preferir comprar em um grande shopping, vá sem pressa até a Harrods, a maior e melhor loja de departamento da Inglaterra.

Mas se você prefere curtir o dia, caminhe pelo Hyde Park, onde você encontrará o Speakers Corner, uma esquina onde qualquer um pode subir num caixote e discursar, criticando ou elogiando. Aos domingos, lota.


VOCÊ SABIA? É em Londres onde se localiza o meridiano de Greenwich, que determina as horas do planeta, dividindo os hemisférios leste e oeste. O observatório real, fica a 10 km da cidade, mas se você estiver com tempo, vale a pena ir para sentir-se no centro do mundo.

São muitas as atrações na cidade, além de todos os lugares citados, curta o Soho, Chinatown, visite a catedral de St Pauls, onde Diana se casou com o príncipe Charles e passe em frente ao número 10 da Downing Street, a residência do primeiro-ministro inglês.

Estar em Londres, não significa somente, conhecer os pontos turísticos da cidade. Um bom turista, aprecia o chá da tarde, come o tradicional “fish and chips” e bebe uma boa cerveja num dos milhares de pubs.

Portanto, reserve no mínimo uma semana para conhecer o melhor de Londres. Escolha uma época do ano em que a temperatura seja agradável. Em janeiro é muito frio e em julho, o clima varia entre sol e muita chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário